Com exames remarcados para o dia 4 de outubro, a Escola de Sargento das Armas contratou a Metrópoles como banca organizadora.
Após as provas escritas terem sido remarcadas para outubro, o Exército divulgou o resultado da licitação para escolha da banca do concurso ESA. A contratada foi a organizadora Metrópoles Soluções Governamentais.
O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 6, e indica vigência até dezembro deste ano. A assinatura aconteceu em 18 de junho, dando aval para que a empresa inicie os seus trabalhos de apoio.
Isso mesmo, geralmente a Escola de Sargento das Armas atua de forma independente na aplicação das provas. Dessa forma, tudo indica que a Metrópoles apenas auxiliará na realização das provas, mediante a fiscais, transporte de malote e entre outros serviços.
A demora na escolha da banca organizadora se dá em virtude de trâmites internos e, muito provavelmente, também, por conta da pandemia do novo Coronavírus.
Concurso ESA tem exames remarcados; veja data!
Mais uma vez em virtude da pandemia do novo Coronavírus e para respeitar as medidas de segurança, a Escola de Sargento das Armas (ESA) adiou novamente os primeiros exames. As provas acontecerão em 4 de outubro.
Após apuração da FOLHA DIRIGIDA e a informação ter circulado em vários meio de comunicação, o comunicado oficial já está disponível no site oficial da institutição . A ESA ainda não divulgou a relação de inscritos do concurso 2020.
Essa é a segunda vez que o Exército decide pela adiação do exame, que inicialmente ocorreria em 12 de julho, Logo após, passou para 30 de agosto. As provas acontecem em diversos locais de todo o Brasil.
Resumo do concurso ESA 2020
- Órgão: Exército Brasileiro – Escola de Sargentos das Armas (ESA)
- Cargo: sargento;
- Áreas: geral/aviação; saúde e música
- Vagas: 1.100 (ambos os sexos)
- Prazo de inscrição: 19/02 a 18/03
- Taxa: R$95
- Salário: até R$5.049
- Prova objetiva: 12 de julho (a confirmar)
Prova será dividida em seis partes
O concurso da ESA tem diversas etapas. A primeira delas é composta por provas escritas, sendo objetiva e discursiva. Os exames têm caráter eliminatório e classificatório.
Essa prova pode ser dividida em até seis partes, de acordo com a função escolhida para concorre, de acordo com a distribuição a seguir:
- 1ª parte – Prova de Matemática (12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde);
- 2ª parte – Prova de Português (12 e oitos questões, respectivamente);
- 3ª parte – Prova de História e Geografia do Brasil (12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde);
- 4ª parte – Prova de Inglês (quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde);
- 5ª parte – Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12);
- 6ª parte – Prova de Português (questão única discursiva/redação).
Nessa primeira fase, para ser aprovado o candidato precisará obter, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, exceto a parte de Inglês, sendo necessário obter pelo menos 25% de acertos.Na prova de Redação, os candidatos precisam alcançar uma nota igual ou superior a cinco para ser considerado aprovado. Quem for habilitado ainda será convocado para as próximas etapas, que serão:
- avaliação de títulos;
- exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música);
- investigação social;
- exame de aptidão física preliminar;
- revisão médica;
- exame de aptidão física definitivo;
- comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.
O concurso da ESA oferece 1.100 vagas para candidatos de ambos os sexos. O edital trouxe chances em diversas especialidades. Para concorrer, é necessário o nível médio completo, com idade entre 17 e 24 anos para a área Geral/Aviação, e entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde. Além disso, é preciso altura mínima de 1,60 m para homens.
Entretanto a limitação não se aplica aos candidatos com até 17 anos, desde que possuam a altura mínima de 1,57 m e exame especializado revelando a possibilidade do crescimento. Para as mulheres o Exército exige altura mínima de 1,55 m.
Fonte: folhadirigida